Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




25/09/2019

O Melhor Show do Mundo... Na Minha Opinião | Arapongas

Rua Caneleirinho - Arapongas/PR
  • DATA: 26/10/2019
  • HORA: 16:00 ÀS 17:00
O MELHOR SHOW DO MUNDO... vai começar!  Encontre seu assento e bom show! Mas, antes que o show comece, Ritalino chega abrindo caminho pelos locais mais inacessíveis, pois está na hora de vender pipocas ao respeitável público! Após a venda, Ritalino também quer ver o show. Porém, não há artistas e, sem artistas, não tem show! Sem show o público vai embora e, sem público, o pipoqueiro não fatura. Então, para garantir a venda da noite, Ritalino tem que subir ao palco. Como vê o show toda noite, será fácil. Ao menos é o que ele pensa...
A interação com o público acontece a todo o momento de maneira confortável, pois sempre quem se dá mal é o próprio Ritalino. O espetáculo é leve e quentinho, como pipoca, ao menos na minha opinião.                                                                                                                                                                         No espetáculo, a plateia vê um palco iluminado, mas após o terceiro sinal... cadê o show? A monotonia é quebrada pelos gritos do pipoqueiro, o palhaço Ritalino adentra o local e, pedindo licença da maneira mais espalhafatosa possível, ele vai abrindo caminho entre as fileiras da plateia e passando pelos lugares mais apertados e inacessíveis.  Está na hora de vender suas pipocas ao respeitável publico. Aparentemente os artistas não chegarão a tempo e o pipoqueiro para não perder sua clientela resolve subir ao palco e entretê-los. Como vê o show toda noite, pensa que será fácil. O objetivo inicial de Ritalino ao estar na pele do artista é a de que o tempo passe, os sacos de pipoca esvaziem e a venda possa recomeçar. Como artista, ele é um completo desastre. É nessa derrota que o público encontra a gargalhada, percebe o objetivo do palhaço e seu imediato fiasco.
Atrás do nariz vermelho, o versátil ator Tiago Marques busca em todo o seu repertório pretextos para que o show aconteça, brincadeiras, músicas de improviso e até uma banda composta por pessoas da plateia pipocam no palco. A interação com o público acontece a todo momento de maneira leve e confortável, pois sempre quem se dá mal é o próprio Ritalino.
O espetáculo tem um pequeno intervalo, assim como nos pequenos circos, onde os artistas completam a renda com a venda de comidas e souvenires. Portanto, Ritalino volta a trabalhar, o que significa mais pipocas à venda. Vê-se a malandragem do palhaço, mas também do vendedor ambulante.  É a dramaturgia da vida transformada em riso.
Numa análise mais vertical, pode-se dizer que na verdade pouco importa o número que o palhaço realizará, o importante é apenas ter o motivo para estar em cena e lá poder mostrar a ridicularia e beleza do ser. Crê-se que o palhaço não se apresenta, ele convida a plateia para um jogo, que se joga de dois. O palhaço faz algo e isso lança a vez para a plateia. Ela devolve e o palhaço reage, podendo transformar e se transformar. Isso ocorre no espetáculo, que é um jogo de dramaturgia fechada, mas relação aberta.
Tiago Marques é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina.  Marques esteve em Residência Artística em Barcelona (CAL Clown) em 2017. Além de seu trabalho solo, realiza parcerias com outros artistas e grupos. É palhaço convidado na Troupe Tangará, importante grupo circense brasileiro. Já atuou ao lado do mestre Oscar Espínola, o palhaço Xupetin, premiado palhaço paraguaio radicado no Paraná. Sua formação traz alguns anos de pesquisa aliados à formação acadêmica, com incursões em oficinas, treinamentos, workshops e saídas de rua. Assim, seus números vão nascendo e se moldando à medida que têm seu encontro com o público. Em meados de 2013, alguns desses números encontraram amarra na dramaturgia do espetáculo “O MELHOR SHOW DO MUNDO...NA MINHA OPINIÃO” e por aí o trabalho iniciou sua caminhada. Além deste espetáculo, o palhaço Tiago Marques atua em hospitais, nas ruas, praças, teatros e eventos. Por sua atuação neste espetáculo Marques foi indicado em 2018 ao prêmio de melhor ator do Paraná (Prêmio Gralha Azul)
Ainda em 2018 Marques atuou ao lado de Eduardo Okamoto (como ator stand in) na premiada montagem “O dragão de Fogo”
Seu segundo solo, IN CONCERTINA, com direção de Ricardo Puccetti (LUME Teatro), referência na arte do palhaço, participou em 2017 de turnê europeia se apresentando em Paris, Madrid, Barcelona , Ovar, Lisboa, Coimbra e Luxembourg Ville.
Em 2019 o Palhaço Ritalino completa 10 anos de existência e por conta desse importante marco na carreira de Tiago Marques, estão acontecendo eventos comemorativos, com apresentações e atividades formativas ao longo do ano.
⏰ 26.10 | às 16h
💰 Ingresso solidário (contribuição voluntária de 1kg de alimento não perecível)
📌 Arena Arte e Cultura | Rua Caneleirinho - Vila Araponguinha

Eventos na sua cidade